Em homenagem ao programa "Papo de mãe" que vai ao ar neste domingo (18/12/12) às 16h no Canal Brasil, uma receitinha fácil e rápida (e bem gostosa) para os alérgicos a leite e ovos.
Esse cupcake faz o maior sucesso. É bem prático e não precisa nem usar batedeira. Depois de prontos eu os congelo e sempre que tem alguma festinha não sou pega desprevenida. É só pegar no congelador e colocar na lancheirinha junto com uns pedaços de Torta de liquidificador e pronto. A festa já pode começar!
Ingredientes:
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (chá) de açúcar
- Uma pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (eu uso o do "padre" mesmo) ou cacau em pó
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de vinagre branco (de maçã ou de vinho)
- 1 xícara (chá) de água
- 1 receita de ganache de chocolate
- Confeitos de açúcar (você compra pronto no mercado aquelas estrelinhas ou granulados, só fique atento aos rótulos, pois não são todas que são isentas de leite)
Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em 180ºC. Arrume as forminhas de papel na forma de cupcakes ou empadas. Separe.
Peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó. Adicione o açúcar. Coloque o restante dos ingredientes e bata bem com um fouet, até obter uma massa líquida e homogênea. Preencha 3/4 das forminhas com a massa. Leve ao forno até que fiquem firmes (aprox. 20 minutos).
Ganache de chocolate
Ingredientes:
- 1/3 xícara (chá) de creme vegetal (margarina sem leite Becel, Mesa)
- 3 colheres (sopa) de água
- 2 xícaras (chá) de chocolate em pó (do Padre ou cacau ou chocolate sem leite picado)
Modo de preparo:
Derreta o creme vegetal em banho maria. Adicione a água e com um fouet misture bem.
Por último, adicione o chocolate e vá mexendo com o fouet para que derreta e fique um creme. (Usei um pouco de maizena aos poucos para dar ponto). Espere esfriar antes de usar. Espalhe a cobertura nos cupcakes ou use um bico de decorar e finalize com os confeitos de açúcar.
A criançada adora e fica uma graça! Mesmo quem não tem restrição gosta porque não tem nada de soja e a textura fica igual ao dos bolos convencionais.
No blog "Chubby Vegan" e no livro "Cozinhando sem crueldade" tem muitas receitas gostosas e dicas legais que me ajudaram bastante. Eu sempre aprendo um pouquinho aqui e ali, junto, adapto ao paladar e ao que tenho em casa e pronto.