Tudo o que pintar para ajudar nossa vida a ser mais saudável e nosso planeta mais viável.

Dá pra escolher produtos de empresas que não testam em animais?



Hoje a lição de casa da minha filha era entrevistar alguém sobre sua opinião com relação aos testes em animais. Estão trabalhando em aula uma reportagem sobre a polêmica das invasões aos laboratórios de testes para libertação das cobaias e ela veio feliz me contar que tinha me escolhido para a entrevista por saber que gosto desse assunto.

Como eu penso que o uso de animais deve ser evitado e substituído, então sempre que dá pra não usar que não se use e se ainda não dá pra evitar o uso que se pesquise como mudar isso.

"Mas, mãe, tem como não fazer testes em animais?".
"Tem sim, tanto que já tem um monte de empresas que não testam."
"Verdade, tem um desenhinho de um coelhinho no shampoo, né mãe?"

Sim, os produtos que não testam em animais costumam trazer na embalagem uma ilustração de um cachorrinho ou coelhinho e o texto dizendo que não testam em animais.






Ao mostrar para ela a lista de empresas que não usam ela ficou surpresa e achei interessante colocar aqui para dar uma ideia, porque realmente a maioria das pessoas nem fazem noção disso. 

Podemos conferir essas empresas em listas da PEA, PETA, sites veganos, por exemplo.
A PEA (Projeto Esperança Animal) é uma entidade ambiental e entre outras atividades elabora a relação das empresas nacionais que não testam em animais (www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm). 
Internacionalmente a PETA faz o mesmo (features.peta.org/cruelty-free-company-search/index.aspx) e ainda alguns sites veganos como o Guia Vegano (www.guiavegano.com.br/vegan/cosmeticos/produtos-veganos/cosmeticos) traz a lista das empresas e produtos veganos encontrados aqui no Brasil.



Uma diferença importante: uma empresa que diz não usar animais para testes, pode não ser vegana, pois pode ser que use algum ingrediente de origem animal em sua composição. Por isso, o produto para ser vegano não basta não ter sido testado em animais, também não pode ter nada de origem animal em sua composição.



Alguns ingredientes que podemos consultar para saber se são de origem animal estão em outra lista traduzida do PETA pela PEA: www.pea.org.br/curiosidades/curiosidades_ingredientes.htm.

Pode parecer a princípio, que é difícil de mudar, ou de encontrar opções, ou que é mais caro, mas é uma questão de hábito, de saber onde procurar, de adequar o modo de vida a depender o menos possível de produtos que exploram outra vida, aos poucos, para que se torne uma mudança gradativa, consciente e duradoura. Mas é possível.

E como eu sempre digo: ser verde sem pirar.

Desodorantes naturais


No caminho pela busca de produtos mais saudáveis, menos químicos, menos agressivos, mais sustentáveis encontrei algumas opções de desodorante bem bacanas. Em geral busco produtos que não contenham parabenos e alumínio, que sejam hipoalergênicos também. 

Já usei alguns como esses da Weleda, Dove, Crystal Essence e Stick.


Mas o qual realmente gostei foi esse Crystal Stick.  





Ele tem o tamanho de um desodorante roll-on normal e é uma pedra que logo em seguida do banho ainda com a axila úmida você passa e não fica cheirando o dia inteirinho! Pode usar para tudo inclusive nos pés e machucados por ser um produto mineral antisséptico. 

Essa pedra deixa o ambiente alcalino impróprio para as bactérias causadoras dos odores, deixa a pele respirar e não é absorvido podendo ser utilizado por pessoas hipersensíveis ou alérgicas e com baixos impactos ao meio ambiente.
 Os sais minerais naturais do desodorante Crystal formam uma barreira na pele e criam um ambiente muito hostil para estas bactérias. Sem as bactérias, não há odor. O Crystal é um desodorante sem perfume, sem cloridrato de alumínio, sem parabenos, sem ftalatos, sem álcool, ou seja, ele é um desodorante à base de sais minerais naturais, que permite a transpiração natural do corpo e auxilia a prevenir o odor corporal.  Além disso, não mancha a roupa, não gruda e não é testado em animais.

• À base de sais minerais.
• Rende muito mais do que um desodorante comum.
• Não contém ingredientes de origem animal.
• Não testado em animais.
• Hipoalergênico, não tóxico.
• Não mancha as roupas.
• Premiado como melhor desodorante natural nos EUA e Europa.
Ingrediente: 
Ammonium Alum.


Informações retiradas do site do produto http://www.thecrystal.com/





CREME DE TOFU OU TOFUPIRY


Esse creme para passar no pão é muito bom! Alguns o chamam de tofupiry também e é bem simples de fazer e bem versátil. Eu coloco no pão e na tapioca, mas dá para usar em pizza, recheios de salgados, etc.




Basicamente é tofu, limão, azeite, polvilho azedo e sal a gosto. Eu faço no olho mesmo e vou provando para ficar ao meu gosto. Mas segue uma ideia de receita:

Ingredientes:
1 pedaço de tofu (usei o soft de 500g)
suco de 1 limão
1 xícara de polvilho azedo (mais ou menos dependendo da consistência que se queira)
4 colheres de azeite
sal a gosto

Colocar no processador o tofu e os demais ingredientes até ficar homogêneo. Pode também colocar ervas, azeitona ou outros sabores. Guardar em pote de vidro com tampa na geladeira.

QUEIJO VEGANO NA CHAPA


CROCANTE POR FORA E MOLINHO POR DENTRO

SEM LEITE, SEM LACTOSE, SEM GLÚTEN, SEM OVO



Nessa vida de "o que você come?" uma das coisas que mais sinto falta é pão e algo para rechear, como queijo e patês. Já postei alguns patês, mas nunca um "queijo vegetal", então vamos lá.






Acabei de fazer esse "queijo na chapa" e viciei! Fica muito bom. Estica, fica com um gostinho de pão de queijo por causa do polvilho, dá pra usar de recheio de tapioca, sanduíche e comer puro como eu fiz.


É muito fácil e rápido! 


Só precisa de purê de algum legume, e eu tinha aqui batata, cenoura e inhame, e outros poucos ingredientes. Depois de cozinha e amassar bem os legumes, adicionar azeite, suco de limão, sal a gosto e polvilho azedo. 

Colocar numa tigelinha de vidro untada e colocar na geladeira. Quando quiser é só cortar e colocar na frigideira e pronto. Adorei! Eu fiz bem a olho com o que eu tinha de purê, e fui adicionando o polvilho até dar um ponto que considerei bom, mas poderia ter colocado um pouco mais para ficar em ponto de corte.


Ingredientes:

2 xícaras de purê de legumes (usei cenoura, batata e inhame só amassados depois de cozidos com pouca água do cozimento)
1 xícara de polvilho azedo
4 colheres de sopa de azeite
suco de 1 limão
1 colher chá de sal (a gosto)


Depois de feito o purê misturar os demais ingredientes e levar para gelar. Para comer puro é só colocar na frigideira já quente e nem precisa untar. 

Esperar dourar e virar para dourar o outro lado. E pronto. Crocante por fora e molinho por dentro.