Tudo o que pintar para ajudar nossa vida a ser mais saudável e nosso planeta mais viável.

Um dos pilares do bem

Nosso bem e o bem do Planeta dependem diretamente de nossas atitudes. O que comemos, o que fazemos e o que pensamos influenciam  na nossa saúde e em como tratamos o ambiente onde vivemos. Comecei o blog com uma reportagem sobre reeducação alimentar porque intuitivamente é o que primeiro nos vem a cabeça quando falamos de saúde e por considerar uma parte prática difícil para muitas pessoas. Vou hoje continuar nessa linha, mas logo logo entro nos outros pilares do "bem".

O básico da boa nutrição é seguir uma alimentação equilibrada e nutritiva. Aquilo que aprendemos com nossos pais e avós continua valendo: saladinha, arroz com feijão, um legume, uma verdura, uma proteína e uma fruta. Conseguiu seguir isso, dê um passo a frente: Parabéns.

Frutas, legumes e verduras, fácil assim.
Brincadeira. Ninguém hoje em dia, com tantas opções e tentações vive plenamente satisfeito restrito a esses grupos alimentares, e os que estão bem dessa forma já entraram no grupo dos que piraram... (Experiência própria que não durou muito). O que vale muito mais é a disciplina de priorizar o que faz bem, sem sofrer caso, de vez em quando, der uma escapadela.

Conhecimento e controle, sem paranóia. Lembra lá em cima a parte mais importante do nome desse blog? "Sem Pirar"... É isso, não dá pra viver sofrendo, temos que saber mais pra podermos decidir o que queremos para nossa vida. A palavra de ordem é substituição. Não passe vontade, troque.

O ideal é comprar os alimentos (orgânicos de preferência) e prepararmos nós mesmo. Esse é o modo mais seguro de sabermos o que estamos comendo. Dá mais trabalho, com certeza, mas você irá gastar menos com remédio e menos tempo indo a médicos. Essa conta é necessária para acabar com a preguiça.

Ok, não dá pra ser sempre assim, vamos encarar a realidade. Então vamos aos produtos industrializados e aos seus rótulos. Faça um teste. Pegue o primeiro pacotinho que estiver ao seu lado e leia os ingredientes. Vamos, eu fico aqui esperando. Pronto? Então o que me diz? Quantos itens tem e quantos deles você entendeu? Ótimo, aposto que tem pelo menos dois desses itens: açúcar, glutamato monossódico, gordura vegetal hidrogenada, algum corante e algum conservante. Acertei? Péssimo. Também vou fazer um post só sobre esses "venenos", mas já fica a dica: quanto menos ingredientes nos produtos industrializados menos nocivo será. 

Primeira missão: crie o hábito de ler rótulos e em segundo lugar procure entendê-los. Mais um post prometido: entendendo os rótulos. É fundamental sabermos o que estamos comendo.

Próximo post: Guia Nutricional Básico. O que evitar e o que incluir no prato.

Não perca! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário