Tudo o que pintar para ajudar nossa vida a ser mais saudável e nosso planeta mais viável.

Cupcake Vegan da Gio - sem leite e sem ovos


Em homenagem ao programa "Papo de mãe" que vai ao ar neste domingo (18/12/12) às 16h no Canal Brasil, uma receitinha fácil e rápida (e bem gostosa) para os alérgicos a leite e ovos.



Esse cupcake faz o maior sucesso. É bem prático e não precisa nem usar batedeira. Depois de prontos eu os congelo e sempre que tem alguma festinha não sou pega desprevenida. É só pegar no congelador e colocar na lancheirinha junto com uns pedaços de Torta de liquidificador e pronto. A festa já pode começar!




Ingredientes:
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 1 xícara (chá) de açúcar
- Uma pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (eu uso o do "padre" mesmo) ou cacau em pó
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de vinagre branco (de maçã ou de vinho)
- 1 xícara (chá) de água

- 1 receita de ganache de chocolate
- Confeitos de açúcar (você compra pronto no mercado aquelas estrelinhas ou granulados, só fique atento aos rótulos, pois não são todas que são isentas de leite)

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno em 180ºC. Arrume as forminhas de papel na forma de cupcakes ou empadas.  Separe.

Peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento em pó. Adicione o açúcar. Coloque o restante dos ingredientes e bata bem com um fouet, até obter uma massa líquida e homogênea. Preencha 3/4 das forminhas com a massa. Leve ao forno até que fiquem firmes (aprox. 20 minutos).

Ganache de chocolate
Ingredientes:
- 1/3 xícara (chá) de creme vegetal (margarina sem leite Becel, Mesa)
- 3 colheres (sopa) de água
- 2 xícaras (chá) de chocolate em pó (do Padre ou cacau ou chocolate sem leite picado)

Modo de preparo:
Derreta o creme vegetal em banho maria. Adicione a água e com um fouet misture bem.
Por último, adicione o chocolate e vá mexendo com o fouet para que derreta e fique um creme. (Usei um pouco de maizena aos poucos para dar ponto). Espere esfriar antes de usar. Espalhe a cobertura nos cupcakes ou use um bico de decorar e finalize com os confeitos de açúcar.

A criançada adora e fica uma graça! Mesmo quem não tem restrição gosta porque não tem nada de soja e a textura fica igual ao dos bolos convencionais.


No blog "Chubby Vegan" e no livro "Cozinhando sem crueldade" tem muitas receitas gostosas e dicas legais que me ajudaram bastante. Eu sempre aprendo um pouquinho aqui e ali, junto, adapto ao paladar e ao que tenho em casa e pronto.


O importante é não passar vontade e fazer a vida do alérgico ser o mais normal possível!





8 comentários:

  1. Olá Clarissa... não duvido que esse cupcake seja uma delícia... mas infelizmente ele tem leite... pq chocolate tem leite e quem é alérgico não pode comer, senão vai passar mal... então sugiro para quem for alérgico usar o cacau em pó que não tem leite... e ganache de chocolate nem pensar... é melhor fazer outra cobertura... a ganache é feita chocolate em pó do padre, que tem leite... use então o cacau em pó... vou testar a receita com o cacau e ver como vai ficar... e em vez de usar o creme vegetal vou usar o creme de arroz, que substitui o creme de leite e é uma delícia...
    besos

    ResponderExcluir
  2. Cris de Lamonica, minha filha de 7 anos é alérgica desde o nascimento e eu sou intolerante, portanto de exclusão e adequação de dieta eu entendo... Minha receita é TOTALMENTE isenta de leite, inclusive de traços de leite. A alergia da minha filha é severa e não pode ingerir ou tocar em algo derivado que dá reação.
    Chocolate em geral pode não conter leite, na verdade, chocolate de verdade, o bom, não o contém, o que pode haver é traços por causa do maquinário ou então é chocolate ao leite. Aliás, chocolate, desses normais não são de verdade faz tempo, é tanta gordura hidrogenada que cacau mesmo passa longe.
    Chocolate do padre, cacau em pó ou chocolate 50% não contém leite. Infelizmente não dá pra confiar nos rótulos, pois como não é obrigatório, muitas empresas não esclarecem que pode conter traços de leite. Já tive problemas com Garoto, Harald e Chocolah. Uso da Harald e do Padre e nunca tive problemas na versão em pó.
    Em barrinha apenas 2 marcas que eu compro não contém leite: Olvebra (soja) e Chocolah (fui na fábrica para saber qual seria possível de não conter traços).
    Meu ganache, como você pode ver na receita é com chocolate do padre mesmo, e NÃO dá problema. Como gordura uso a Becel, mas nunca tentei com creme de arroz, me fala como ficou se você testar.

    ResponderExcluir
  3. Clarissa como faz para congelar os cupcakes?

    ResponderExcluir
  4. Clarissa como faz para congelar o cupcake?

    ResponderExcluir
  5. Oi Kelen, eu congelo direto no freezer sem plástico nem tampa, depois de congelado eu coloco num saquinho. Depois você descongela tirando do freezer uma ou duas hora antes de consumir, não precisa levar ao microondas, ele descongela sozinho. Deixe para confeitar depois de descongelado, mas a cobertura e o recheio você pode congelar junto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de "descobrir" sua receita e fiz. Amei!!! Duvidei do congelamento,pois achei que fosse ficar duro. Não é que deu certo? Meu filho tem APLV, ovo e soja. Ele tem 1 ano e 04 meses. Só dava fruta como lanche,pois não sabia fazer nada e as receitas que eu lia, acha muito difícil. Te agradeço de coração por dar sabor aos lanches do meu filho. vai ser a primeira vez que ele comerá algo doce e com chocolate. Vlw

      Excluir
  6. Obrigada Clarissa.
    Não vai ter problema de na hora de descongelar a forminha se desgrudar?

    ResponderExcluir
  7. Sem problema nenhum. Coloque num potinho para transportar que vai descongelando sozinho.

    ResponderExcluir