Tudo o que pintar para ajudar nossa vida a ser mais saudável e nosso planeta mais viável.

Mexa o corpo e aquiete a mente.

Para falar de saúde já falei de alimentação como sendo o primeiro pilar do bem. O segundo pilar é movimentar o corpo e o terceiro é o equilíbrio emocional. 


Todos sabemos o quão importante é manter uma atividade física. Não importa o que façamos, temos que nos mexer. Para muitos médicos e especialistas, exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças (como cardiopatia, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, etc), moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade, entre outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. As conseqüências do sedentarismo para a saúde do homem são nefastas e bem conhecidas: maior risco de ateroscleose e e suas conseqüências (angina, infarto, avc), aumento da obesidade, hipertensão, diabetes, osteoporose, asma, depressão, ansiedade e mesmo câncer. 

Quando éramos crianças (um tempinho atrás..) não precisávamos ir pra academia porque nos mexíamos o tempo todo, sem perceber fazíamos muito exercício, corríamos, pulávamos, brincávamos. Mas crescemos, e nosso dia-a-dia se resume a dormir e trabalhar. Não "sobra" tempo para nada, estamos sempre cansados. Culpamos o trabalho, a rotina, mas nunca olhamos para nós mesmo e dizemos que somos responsáveis pela nossa vida, pela nossa saúde e pela nossa felicidade. Viver é mais do que trabalhar demais, comer mal e dormir pouco. Essa sociedade em que estamos inseridos parece nos cobrar para que precisemos trabalhar demais para termos mais e mais coisas desnecessárias e seguimos nesse círculo vicioso sem questionar.

Você se exercita? Caminha pelo menos 30 minutos por dia? Saiba que isso já é um começo, não precisa se enfiar numa academia e fazer 3 horas de musculação, ou ser um atleta olímpico pra ter seu corpo se mexendo. Tem que ser sistemático sim, fazer parte da rotina, mas você precisa encontrar um exercício do qual goste e queira fazer. Tem que ter prazer, tem que ser uma brincadeira ou uma forma de lazer. Caminhar, andar de bibicleta, nadar. O que quer que seja que faça com que você se levante da cadeira e do sofá e que libere as endorfinas pela sua corrente sanguínea e que faça com que o organismo libere as toxinas. E mais do que isso, que faça a cabeça relaxar por alguns minutos da correria e do stress.

Quem pratica uma atividade física acaba se "viciando"e sente falta quando não a pratica por alguns dias. Isso se explica pelo bem que faz, pelo hormônios que libera. Esse vício sim é saudável, desde que a atividade se mantenha dentro de um limite razoável, sem contusões, exageros, etc. Além disso, tem o fator social, numa atividade você encontra pessoas com alguns interesses semelhantes, interage e cria um ambiente agradável. Mas também ficar no seu mundinho, com o fone de ouvido fazendo esteira também pode ser uma forma de exercício associado a relaxamento.


E por falar em relaxamento, a melhor prática para fazer a mente se aquietar é sem dúvida a meditação. O relaxamento é essencial para a saúde mental e por consequência faz parte do programa para o bem-estar. Através da meditação nos concentramos em nós mesmos e buscamos tirar do pensamento o stress, ansiedade e angústia que nos consome. Tem gente que toca algum instrumento, que mergulha, que ouve música, entre outras atividades com o mesmo intuito. O objetivo é o que vale. A meditação em si é um processo simples, você só precisa de um local tranquilo e mais nada. Feche os olhos e preste atenção na respiração. Existem várias formas de praticar, mas essa da respiração está ao alcance de todos. Tente uma vez e vai ver como a mente da gente não para um segundo. Por mais que eu pratique tenho a impressão que só monge budista conseguiria mais o que alguns minutos. Mas meu objetivo não é o nirvana. Eu só quero alguns minutos de paz e com o trino esses minutos são cada vez mais extensos e os benefícios não duram apenas nos minutos em que se está meditando. Os resultados são "milagrosos" e permanentes. Tente. Mesmo que você consiga pouco tempo concentrado, volte e comece de novo, coloque um despertador e esqueça do tempo. O mínimo que se consiga vai aumentando com o treino diário e já faz um bem incrível.

Seguindo nessa linha de corpo e mente, uma atividade que integra os dois perfeitamente é a yoga. Você sente que seu corpo está trabalhando e que sua cabeça está leve. O yoga busca a concentração da mente no próprio corpo, como uma meditação. Na verdade o yoga é uma prática que serve para preparar o corpo para as melhores posições para se meditar. E mais do que isso, é também uma filosofia de vida, sem ligação com religião, busca apenas fazer com que se conecte consigo mesmo e por consequência com os outros. Não busco atingir nenhum grau superior, só procuro fazer o que está ao meu alcance para fazer minha vida melhor. E tenho conseguido. Minha saúde física e mental agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário