Tudo o que pintar para ajudar nossa vida a ser mais saudável e nosso planeta mais viável.

Começando a ser sustentável

Não é novidade e a cada dia mais se fala em sustentabilidade. Sabemos que viver impacta no meio ambiente. Depende de como vivemos se impactamos mais ou menos. Assim como na alimentação precisamos rever nossos hábitos e modificá-los pensando no todo.

Se usamos muito o carro, se gastamos muita água, se deixamos as lâmpadas e os equipamentos elétricos ligados sem necessidade, se acumulamos e não separamos o lixo. Enfim, é necessário que mudemos nossos hábitos e incluamos em nossa rotina coisas simples e básicas. Nossa sociedade estimula o consumismo desenfreado e por consequência cria-se a necessidade do desnecessário. Ninguém precisava de celular, agora precisam trocá-los a cada novidade que é lançada. Dá um pulinho em Tóquio e você encontra no lixo itens eletrônicos que sequer foram lançados por aqui, porque saiu algo mais "moderno". Não ignoro a evolução da tecnologia, agradeço (e muito) pela facilidade que temos hoje, mas tem que ser assim tão descartável?

Comecemos pelo simples:
- separe o lixo e mesmo que não haja coleta seletiva onde você mora, com certeza tem algum lugar que recebe isso (eu deixo no Pão de Açúcar ou no Walmart), deixe um cesto na cozinha para o orgânico e o reciclável. E ensine as crianças, a partir de 2 anos eles já conseguem perceber o que vai em cada um, acredite!
- recuse sacolas plásticas no mercado, a partir de janeiro os mercados serão proibidos de fornecer as sacolinhas, portanto leve a sua sacolinha retornável ou peça as caixas de papelão, isso é muito prático, é menos coisa pra tirar do carro (eu peço caixas de papelão e as reaproveito para levar o lixo reciclável em minha próxima compra)
- descarte pilhas, óleo de cozinha e remédios nos locais apropriados (muitos mercados, lojas, farmácias e até bancos tem esse tipo de coleta diferenciado). São altamente tóxicos se descartados em lixo comum, e o óleo não pode de forma alguma ser despejado na pia, vai diretamente para o esgoto e por fim polui a água
- se possível faça um decomposteira para o lixo orgânico (mais pra frente vou colocar aqui como fazer)
- diminua o tempo do banho e não escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta
- se você tem bebê e enche a banheira, aproveite a água depois do banho para o vaso sanitário ao invés da descarga
- tente reaproveitar a água da chuva para regar as plantas e lavar quintal e garagem
- durante o dia deixe as luzes apagadas, e à noite apague ao sair do cômodo
- tenha seu copinho ou caneca no escritório evitando usar copos descartáveis
- dê preferência aos meios de transporte coletivos ou bicicleta (concordo que dependendo da localização é praticamente impossível não usar o carro, mas tente revezar carona)
- ao lavar roupa em máquina espere acumular o suficiente para encher a máquina e o mesmo vale para passar a roupa, o gasto de pouco em pouco é muito maior e não deixe o ferro de passar ligado sem usar
- desligue os aparelhos elétricos do stand by, tire-os da tomada
- utilize lâmpadas econômicas, apesar de mais caras duram mais e economizam eletricidade
- não fique abrindo e fechando a geladeira várias vezes para escolher o que pegar
- prefira comprar alimentos orgânicos, pois além de serem melhores para a saúde são de locais mais próximos
- evite carne de vaca e derivados, a criação de gado é uma das principais poluidoras e consumidoras de água
- utilize os dois lados do papel, faça bloquinhos de rascunho, dê para as crianças desenharem
- reaproveite as embalagens e deixe as crianças exercitarem sua criatividade

Para mim, isso tudo é bem básico, mas tem muita gente que não pratica por falta de informação (acho difícil essa desculpa) ou por preguiça. E você, já se conscientizou, senão qual a sua desculpa?

Temos que parar com as desculpas e tomarmos atitudes concretas.

Faça a sua parte.


E para descontrair (a mulherada adora um teste, então aí vai)
Teste da Sustentabilidade: você é sustentável? - Superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário