Tudo o que pintar para ajudar nossa vida a ser mais saudável e nosso planeta mais viável.

Merengue ou suspiro vegano

maravilha da aquafaba (ou água do cozimento do grão de bico).



Esta receita está bombando em todos os grupos, páginas e sites veganos. Não é para menos, sem utilizar claras de ovos, você tem essa coisa linda e gostosa de suspiro e merengue. O segredo é a água do cozimento do grão de bico batido como suspiro mesmo. O grão de bico já é o queridinho pela quantidade de proteína e por ser versátil e pra ajudar ainda tem um aproveitamento total desses...

Segue a receita, essa saiu no Catraca Livre e foi a que eu segui.


Modo de preparo:
1. Cozinhe grão de bico e reserve 3/4 de xícara da água do cozimento (ou a mesma quantidade do líquido que vem com o grão de bico enlatado).
{Como era teste fiz com o de caixinha mesmo}
{eu pulei essa etapa}
{coloquei mais açúcar a olho mesmo para deixar mais doce e com menos gosto de grão de bico}
{usei gotas e raspas de limão}.

2. Para deixar a mistura mais concentrada, transfira para uma panela pequena e ferva até o líquido reduzir pela metade. Isso faz com que o merengue fique mais consistente. 
3. Bata o líquido (concentrado ou não) na batedeira ou com batedor elétrico o mais indicado!)
4. Quando a mistura tiver dobrado de volume e estiver espumante e aerada acrescente 1/2 xícara de açúcar comum e continue batendo até atingir a consistência de mashmallow mole. 
5. Como fica um leve sabor de grão de bico, perfume a mistura com gotinhas de extrato de baunilha. Raspas de limão ou laranja, essência de amêndoas também caem bem, dependendo da receita. 
Depois de um tempo eles amolecem pelo que vi de alguns comentários, as dicas para ficarem mais tempo é colocar um pouco de emulsificante, mas eu não testei porque acabou antes de dar tempo de amolecerem...

Bom proveito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário